Quem está começando um negócio, seja ele um e-commerce ou uma lojinha virtual, deve ter atenção redobrada ao escolher a embalagem que será utilizada para o envio dos produtos.
Afinal, o mínimo que esperamos ao comprar de um e-commerce é que tudo chegue certinho, com segurança e cuidado.
Uma boa embalagem é, também, parte dos processos logísticos.
Os produtos precisam ser armazenados e entregues da melhor forma possível, mas isso não basta.
Cada vez mais, os clientes esperam que as embalagens sejam diferentes e tenham um toque especial da marca — além de, é claro, proteger os produtos.
Mais do que fazer uma simples entrega, pode ser interessante investir em fornecer uma experiência diferenciada para o consumidor e reforçar o Branding da sua marca.
Quer saber mais sobre a importância das embalagens para um e-commerce? Nós te explicamos!
Não deixe de ler o nosso último artigo sobre as 7 técnicas para aumentar a taxa de cliques do e mail marketing
Os tipos de embalagem na logística
As embalagens podem ser divididas entre primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e de quinto nível.
Quando a embalagem protege o item diretamente, é chamada de primária.
Um exemplo claro são as garrafas de bebidas.
As embalagens que armazenam as primárias são as secundárias, mas nem sempre são utilizadas para transporte.
Quando compramos uma pasta de dentes, ela geralmente vem em uma caixinha, ou seja, uma embalagem secundária.
As terciárias, por outro lado, agrupam as embalagens secundárias para transporte.
Geralmente, são usadas quando o mesmo cliente está adquirindo várias unidades de um produto.
Embalagens quaternárias, como os pallets, são ainda mais espaçosas e permitem o carregamento de muitas unidades.
A embalagem de quinto nível é ideal para transportes que percorrerão longas distâncias.
É bastante usada por negócios que atuam internacionalmente e é comum que sejam utilizados contêineres.
A importância da embalagem nos processos logísticos
A embalagem é, sem dúvidas, essencial para garantir a vida longa de um produto.
Durante o processo de armazenamento, a embalagem é capaz de evitar danos aos produtos durante o estoque e movimentação dos mesmos.
Além de proteger e acomodar os produtos adequadamente, o uso da embalagem pode ter outras funções.
Serve, por exemplo, para fornecer informações a respeito dos itens para os clientes.
Pode, também, ser incrementada ou personalizada para atrair o consumidor e gerar apelo antes mesmo de ser aberta.
E é por esse motivo que os e-commerces precisam preocupar-se com as embalagens nas quais enviam as encomendas aos seus consumidores.
Sabemos que escolher a embalagem certa para o seu e-commerce não é uma tarefa fácil.
Pensando nisso, selecionamos as cinco dicas mais importantes que você deve seguir ao escolher qual embalagem que o seu negócio vai utilizar.
Confira:
5 dicas para escolher a embalagem adequada para o seu e-commerce
1. Atenção às especificações da embalagem
A embalagem deve ter a certificação do Inmetro para garantir sua capacidade em proteger as encomendas.
O ideal é que sejam resistentes, capazes de suportar empilhamentos e de fácil manuseio.
Também devemos levar em consideração um melhor aproveitamento do espaço dentro do veículo em que será transportada.
Caso os produtos ou a embalagem tenha alguma especificidade, a pessoa responsável pelo transporte precisa estar ciente de todos os cuidados necessários.
2. Invista em personalização
Uma empresa que trabalha com vendas diretas para os consumidores deve ter bastante cuidado em fornecer uma boa experiência de compra aos clientes.
Nesse sentido, a velocidade de entrega não deve ser o único item a ser levado em consideração.
Como consumidores, tendemos a gostar e lembrar mais de uma marca quando recebemos nossos pedidos de maneira personalizada.
Uma boa ideia que muitas marcas já praticam fazer desenhos nas caixas com sprays ou impressões customizadas e deixar um bilhetinho de agradecimento para o cliente, com seu nome escrito à mão.
3. Não se esqueça da sustentabilidade
Cada vez mais, cresce a preocupação do público para com a sustentabilidade.
Dessa forma, é interessante preocupar-se em utilizar materiais que não causem danos ambientais e possam ser reciclados ou reutilizados.
As práticas sustentáveis agregam valor aos produtos e à própria estratégia de marketing da marca.
4. Segurança em primeiro lugar
De nada adianta a criatividade na customização se o produto não chegar em perfeito estado nas mãos do cliente.
Tenha vários tamanhos disponíveis para envio.
Não faz sentido usar uma caixa grande para transportar objetos pequenos, já que os itens irão mover-se com maior facilidade e terão chances maiores de danificação.
Você precisa ler sobre o que é formação de preço de vendas e como montar o seu?
5. Escolha o melhor material
Para o transporte de cargas secas e que não exigem condições especiais, o papelão é o material mais utilizado.
A madeira pode ser usada para trazer um toque especial, mas é vista menos frequentemente.
Você também pode optar pelos envelopes plásticos ou de papel kraft com plástico bolha caso as encomendas sejam enviadas individualmente.
Se tiver um pouco mais para investir, pode personalizar sua própria embalagem sustentável, feita especialmente para o envio dos produtos.
Uma poderosa ferramenta de branding
Se você ainda não vê a embalagem como uma ferramenta para fortalecer o branding da sua marca, deveria pensar duas vezes.
“Embalagem pode ser teatro, ela pode contar uma história”.
A frase de Steve Jobs resume o poder das embalagens na relação entre a marca e o consumidor.
A embalagem do seu e-commerce consegue contar a história da sua marca?
Tendo em vista que nosso primeiro contato com o produto quando compramos de um e-commerce é a embalagem, o cuidado na escolha da embalagem certa é imprescindível.
Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
De nada adianta uma logística impecável se você não conseguir surpreender seus clientes e motivá-los a manter negócios com você.
Um simples adesivo ou uma tag diferenciada pode fazer a diferença.
Hoje em dia, uma embalagem bonita pode, inclusive, render publicações e divulgação gratuita por meio das redes sociais.
Os vídeos de unboxing e stories no Instagram são uma ótima fonte de publicidade gratuita.
Ao compartilhar as fotos e vídeos publicados pelos clientes nas redes sociais da marca e mostrar que outras pessoas usam e postam suas compras, você consegue incentivar outros consumidores a fazerem o mesmo quando suas encomendas chegarem.
Sem contar que você acaba gerando mais engajamento com seu público-alvo, desde quem já é seu cliente a quem apenas tem interesse em consumir os produtos.
Gostou das nossas dicas para escolher a melhor embalagem para o seu e-commerce? Continue acompanhando nosso conteúdo pelas redes sociais! Acesse www.zapex.com.br e saiba mais.
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