Sabemos que não é nada fácil controlar as vendas em períodos de grandes movimentos no comércio. Mas, você sabia que com uma logística eficiente os problemas podem diminuir? Confira.
Ahh mês das pessoas mais queridas do mundo, aquelas que nos amam incondicionalmente, mas que às vezes dão um puxão de orelha caprichado…
É claro que todos os filhos já estão preparados ou estão começando a se preparar para não deixar de comprar o presentinho da mamãe pra última hora. Mas, e você está preparado para o volume de vendas desta data mega importante?
Só pra você ter uma ideia do que está por vir. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico espera faturar R$ 3,3 bilhões no dia das nossas queridas mamães.
Um aumento de 16% se comparado ao mesmo período do ano passado.
Além disso, a associação apontou que o número total de compras feitas pela internet será de 9, 81 milhões com tíquete médio de R$ 345.
Já deu pra perceber que, este período de Dia das Mães promete né. Contudo, é preciso que você empresário se ligue para não sofrer nenhum prejuízo ou perca das vendas durante essa época.
Mas pode ficar tranquilo que preparamos dicas de com a logística entre outros detalhes podem te ajudar a lucrar mais sem se perder na organização. Fica com a gente até o fim.
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Organização acima de tudo!
Um erro muito comum em épocas de grandes movimentos de compras é a falta de planejamento e organização.
Uma dica; tenha essas duas palavrinhas como lema de vida que você vai ver a diferença no gerenciamento do seu e-commerce. É fundamental que todas as informações da sua empresa estejam bem alinhadas.
Para isso, mãos à obra! É hora de colocar todas as informações da sua empresa na ponta do lápis. Use e abuse de planilhas, organize de forma prática todos os seus processos desde a comunicação com o cliente até o momento da entrega.
Assim, você terá uma média do volume de produção, previsão de vendas e possíveis imprevistos.
Tudo organizado? Vamos ao próximo passo.
Seu estoque tá em dia?
Outro erro que assombra todos os donos de e-commerces é o estoque.
Imagina a seguinte situação: você, como bom empresário que é teve todo o trabalho em investir no marketing e na comunicação da sua empresa, e olha só que ótimo, deu resultado!
Então, a busca pelo seu produto cresceu mais do que você imaginou, e na hora “H”, o estoque acabou e você teve de cancelar os vários pedidos que o aguardavam. Frustrante né?
E para que essa situação passe bem longe da sua realidade o controle do seu estoque deve ser feito de forma disciplinar e rigorosa. Se lembra da primeira dica sobre organização?
Pois bem, se o seu planejamento e a sua organização estiverem em dia, a falta ou até mesmo o excesso no seu estoque serão evitados. Lembre-se organização é tudo!
Ah! E se esse é o seu primeiro ano de vendas, pode ficar tranquilo, uma ótima opção é definir o tipo de estoque do seu e-commerce, para que a sua gestão seja ainda mais assertiva.
Algumas opções:
• Estoque de Antecipação ou Sazonal;
• Estoque Consignado;
• Estoque de Contingência;
• Estoque inativo;
• Estoque mínimo;
• Estoque de ciclo;
• Estoque de produção, etc.
Papo reto.
Se o dia é das mães, logicamente a sua empresa vai se comunicar com filhos, afilhados, maridos, netos e até mesmo as próprias mamães que querem se presentear certo?
Saber direcionar a comunicação da sua empresa para o público certo é primordial e decisivo para conversões e consequentemente o aumento das vendas.
Um exemplo: no época do dia das mães, um dos conceitos mais utilizados por campanhas publicitárias é o afeto, com isso, toda a comunicação desde posts em redes sociais como e-mails marketing devem seguir alinhados com o público que como já falamos acima devem ser bem definidos previamente.
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Com que embalagem eu vou?
A primeira impressão é a que fica certo? Então me dê um motivo para não investir em embalagens para o seu e-commerce.
E claro que atualmente somos bombardeados com diversas opções de embalagens que cabem no orçamento de qualquer empresa. Mas você sabia que ao escolher uma embalagem deve-se levar em conta muito mais do que a simples estética?
É a embalagem que fará a função de proteger o seu produto, afinal se o seu produto for frágil em uma embalagem inferior, com toda certeza ele não vai chegar inteiro ao destino final concorda? Por isso não subestime e invista em embalagens de qualidade.
Como escolher as empresas de entregas?
Saber otimizar a logística da sua empresa é ótimo, mas na hora de escolher a empresa de entrega é preciso ter atenção redobrada. É importante abordar que escolher uma empresa experiente no mercado, que te traga facilidades, além de preços justos na hora de entregar seus produtos é essencial para reduzir custos. Com isso prefira empresas que vão muito além de apenas entregar produtos, entregam também uma experiência única de logística, entrega de qualidade e rapidez.
Todos esses fatores combinados trazem um grande impacto ao otimizar a logística da sua empresa, pois se evita estresse com atraso nos prazos, volumes altos de trocas e preços exorbitantes.
Ter um bom planejamento e uma boa gestão da logística é essencial para que estresses, e prejuízos não aconteçam de forma recorrente. Seus clientes esperam ter uma boa experiência de vendas na época do Dia da Mães, e o seu e-commerce deve fazer dessa experiência, a melhor.
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